Logo

Perguntas Frequentes PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

O que é uma segunda opinião médica?

O doente tem o direito de obter uma segunda opinião sobre a sua situação de saúde.
(Carta dos Direitos do Doente)

O direito à segunda opinião médica traduz-se na obtenção do parecer de um outro médico. Permite ao doente complementar a informação sobre o seu estado de saúde, dando-lhe a possibilidade de decidir, de forma mais esclarecida, acerca do tratamento a prosseguir.

Em alguns momentos, para que a vida prevaleça, é necessário eliminar a dúvida. A diferença entre níveis de bem-estar, ou, em alguns casos, entre a vida e a morte, pode estar num reexame da situação.

Também a Ordem dos Médicos contempla esta situação no seu Regulamento de Conduta (Artigo 12): “O médico deve encorajar o doente a pedir uma segunda opinião caso o entenda útil ou se aperceba de que é essa a vontade do doente. Neste caso, o médico deve fornecer todos os elementos relevantes que possam ser utilizados por outros médicos.”

Uma equipa constituída pelos mais reputados médicos especialistas portugueses proporciona-lhe agora, a oportunidade de poder beneficiar de uma segunda opinião, a partir do conforto da sua casa, ou do seu escritório, graças aos avanços da telemedicina.

Peça aqui a sua segunda opinião médica.

 

O que é a Telemedicina?

Fazendo uso adequado da transferência e partilha de informação – sons, dados e imagem – essencial para o diagnóstico e prognóstico clínicos, a telemedicina permite o acesso remoto a especialistas, para a confirmação, em tempo real, de diagnósticos médicos. Proporciona ao doente acessibilidade acrescida, redução de ansiedade por confirmação de diagnóstico, maior conveniência e conforto (menos deslocações e maior acesso à informação. Em geral, a utilização criteriosa de práticas de telemedicina, traduz-se numa melhoria da qualidade na prestação de cuidados de saúde, em ganhos de eficiência e de eficácia, redução de risco, melhoria na qualidade de diagnóstico e quebra de situações de isolamento.

 

Preciso de uma segunda opinião médica?

A segunda opinião médica é especialmente recomendada se se encontrar numa das
seguintes situações:
  • Pretende confirmar o diagnóstico efectuado pelo seu médico assistente.
  • Não melhorou com o seu tratamento actual quando era previsível que assim acontecesse.
  • Recomendaram-lhe uma operação importante.
  • Tem dúvidas sobre as recomendações do seu médico assistente.
  • Diagnosticaram-lhe uma doença invulgar.
  • Aparentemente não tem possibilidades de tratamento.
  • O tratamento proposto é muito agressivo.
  • Oferecem-lhe diferentes alternativas de tratamento.
  • Deram-lhe um diagnóstico não confirmado.
  • Interessa-lhe alguma modalidade de tratamento com a qual o seu médico não está familiarizado.

 

Quanto tempo tenho que esperar pela minha segunda opinião médica?

Receberá do seu médico o relatório com a sua Segunda Opinião Médica, com assinatura certificada e autenticada do médico especialista, no prazo de 72 horas após a data da recepção dos seus exames.

 

Preciso da autorização do meu médico para obter uma segunda opinião?

Não. Todos os pacientes têm direito a obter outra opinião sobre o seu diagnóstico e tratamento sem necessidade de qualquer autorização.

A Ordem dos Médicos contempla esta situação no seu Regulamento de Conduta (Artigo 12): “O médico deve encorajar o doente a pedir uma segunda opinião caso o entenda útil ou se aperceba de que é essa a vontade do doente. Neste caso, o médico deve fornecer todos os elementos relevantes que possam ser utilizados por outros médicos.”

 

Quanto custa uma segunda opinião médica?

O preço da segunda opinião médica, obtida através do portal Segunda Opinião Médica é de € 60,00. O pagamento é efectuado durante o processo de formalização do pedido (4º passo) através de Cartão de Crédito ou por Multibanco.

Caso opte pelo Multibanco, serão emitidas as referências para o pagamento que deverá ser efectuado no prazo de 48 horas. O pedido da segunda opinião médica só é validado após a concretização do pagamento.

 

A segunda opinião médica está coberta pelo seguro?

A segunda opinião médica está coberta pela generalidade dos seguros de saúde que existem no mercado pelo que, com base no nosso recibo poderá pedir o reembolso à sua seguradora, nos termos e condições da apólice que contratou.

 

O que é que posso fazer se a segunda opinião diferir da primeira?

A segunda opinião pode confirmar o diagnóstico original e as terapêuticas recomendadas pelo seu primeiro médico de referência. Neste caso, ficará mais seguro quanto ao seu estado de saúde e tratamentos a seguir.
No entanto, a segunda opinião pode divergir da primeira. Neste caso é importante aprofundar ambas as opções, esclarecendo as diferenças com o médico de referência, que o ajudará a seguir a melhor opção e, inclusivamente, pedindo outra segunda opinião a um terceiro médico. Não se esqueça que você é a única pessoa que tem que aceitar ou recusar qualquer das recomendações. Comece o tratamento convencido do
que está a fazer, sem qualquer dúvida por esclarecer.

 

Como garantem a autenticidade da minha segunda opinião médica?

O relatório do seu médico contendo a sua Segunda Opinião Médica só pode ser redigido dentro da própria plataforma e só o seu médico o pode fazer acedendo ao seu processo através da chave de acesso que o sistema lhe atribuiu. No seu relatório será automaticamente colocada a assinatura do seu médico, que consta no sistema, a qual, na fase de elaboração do relatório, ninguém poderá alterar, nem mesmo o próprio médico.

 

Como pedir uma segunda opinião médica?

Para pedir uma segunda opinião através do portal Segunda Opinião Médica, deverá, clicar em Peça aqui a sua segunda opinião médica e completar a informação que lhe é solicitada nos seguintes 5 passos:

1º Passo – Sintomas, diagnóstico, historial clínico.

a. Descreva os actuais sintomas.
b. Refira o diagnóstico efectuado pelos médicos na primeira opinião médica.
c. Especifique as razões que o levam a pedir uma segunda opinião médica.
d. Relate desde quando tem a doença, quais os medicamentos que tomou, que tratamentos recebeu, que cirurgias realizou.


2º Passo – Identificar a especialidade e escolher o médico.

a. Indique a área médica para a qual pretende a segunda opinião médica, seleccionando-a na lista ordenada alfabeticamente, inserida no menu.
b. Escolha, por ordem de preferência, três médicos a quem gostaria de pedir a segundo opinião médica, seleccionando-os na listagem por ordem alfabética inserida no próprio menu.

3º Passo – Dados pessoais

Complete preenchendo todos os dados solicitados.

4º Passo – Pagamento seguro

Escolha e seleccione o método de pagamento:

a. Cartão de Crédito – O seu pedido fica automaticamente validado.
b. Multibanco – recebe informação das referências para efectuar o pagamento no
prazo de 48 horas. O seu pedido só será validado após pagamento.
c. Recebe o número do seu pedido
d. Recebe a sua senha de utilizador registado do Portal Segunda Opinião
Médica.

Uma vez obtida esta senha poderá aceder aos dados do seu pedido da segunda opinião médica a partir de qualquer computador com acesso à Internet. Após o seu login no menu utilizadores registados, localizado na página de Entrada do portal, entrará num ambiente de Internet seguro que lhe garante total privacidade.

Poderá então, avançar para o 5º e último passo – envio dos exames, com a garantia de que todas as informações que prestar, só poderão ser lidas por si e
pelo Portal Segunda Opinião Médica.

5º Passo – Envio de exames

a. A partir do seu computador envie os ficheiros com os exames que respeitem à segunda opinião médica que está a solicitar. Se possível junte uma cópia da sua ficha médica, a qual poderá solicitar ao seu médico assistente.

Tenha em atenção que a maioria dos exames médicos que hoje são efectuados já podem ser disponibilizados em formato digital pelas entidades que prestam esses serviços.

Poderá digitalizar, com um scanner, os que não estiverem nesse formato digital.
 

b. Caso pretenda poderá optar por serviços de estafeta para recolher os exames no seu domicílio e entregá-los directamente nas nossas instalações ou no posto de correios mais próximo de si.

oysters t8 a4 обзорbinar spaceстоматология детскаяжерлицы